segunda-feira, 21 de março de 2011

Salvador, cidade de todos os lixos!

          Será que o lixo em Salvador é questão de educação ou má administração? Fazendo uma pequena caminhada por Salvador podemos ver o quanto nossa cidade é suja. Como isso pode ser tolerado numa cidade que deseja ser sede de uma Copa do Mundo e atrair milhares de turistas. Tive oportunidade de conversar com uma turista gaúcha que gravou e tirou varias fotos do lixo e dos esgotos de salvador. Ela disse que nem conseguiu tirar fotos em alguns locais devido a presença de mendigos defecando, urinando, dormindo e do terrível mal cheiro. Declarou ainda que ficou chocada com os trios que liberam os resíduos dos seus banheiros em plena rua e depois jogam produto de limpeza por cima. Estou falando de pontos turísticos como a Barra, Mercado Modelo, Ribeira etc, que estão sendo denegridos devido a sujeira. Será que nós moradores contribuímos com isso? A prefeitura tem sua parte de culpa e não é pequena. Mas vejo o povo sujando a rua, tendo uma lixeira a menos de dois metros dele. Indo a periferia podemos ver os absurdos, todo tipo de lixo jogado dentro dos rios, de garrafas pet a sofás. Será que o povo não percebe que aquele lixo não deveria ser jogado ali, custava carregar e jogar em outro local. A preguiça e a falta de educação faz com que eles mesmos sofram as consequências dos seus atos, pois quando as chuvas chegam, ocorrem as inundações. Os lixos e os esgotos jogados nas encostas acabam facilitando a erosão do solo e o desmoronamento de encostas e casas. Se somos seres racionais, o que faz um povo querer viver no meio do lixo como porcos?

2 comentários:

  1. Morar em Salvador, em qualquer bairro que seja, mas principalmente nos de classe mais baixa, é conviver OBRIGATORIAMENTE com sujeira, má educação e bagunça. Digo isso por morar em bairro pobre. Digo com absoluta segurança, pois vivo à 18 anos num bairro que nunca viveu uma evolução no comportamento de grande parte de seus moradores. Vivo num bairro onde muitas de suas esquinas são engolidas por montanhas de lixo cuja população "cria" alegando que a prefeitura não faz seu trabalho. Mas como fazer um trabalho pra um povo onde o próprio nível de consciência ambiental encontra-se muito abaixo do convencional, do básico, do jogar o lixo no lixo e não bem próximo ao lixo, como já vi em várias ocasiões? Pq somente a prefeitura tem que ser responsável pela limpeza e pela organização? Claro que nossos impostos são pra isso, entretanto as pessoas sabem como funciona o sistema. Se querem se vingar dessa forma, esquecem que político não se preocupa com o povo e que agindo assim, toda e qualquer consequência retornará para si e para sua comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, sendo que se fosse realmente uma forma de protesto, o lixo deveria ser colocado na porta da Prefeitura, da casa do Governador, ou em outros locais de visibilidade política. A grande verdade que os protestos no Brasil só acontecem quando existe um interesse de poderosos envolvido, como foi no movimento dos caras pintadas. Vivi este período e vi que as massas nem sabiam pra onde estavam indo, só queriam a bagunça e a festa. O nosso Brasil tem tanta memória e consciência política, que o Collor foi eleito como Senador por Alagoas, com votação bastante expressiva (sendo retirado da presidência pelo mesmo povo que o elegeu novamente. Para piorar ainda mais a situação, este mesmo Collor apoiou a nossa dignísima Presidenta na eleição de 2010. Será que para ganhar uma eleição temos que vender a alma ao diabo? Ou todos são farinha do mesmo saco?

    ResponderExcluir